Para praticar musculação, jovem precisa atingir maturidade física...

Este é um site satírico. Não o tome seriamente. É uma piada.

2059 93383 ações

Com a febre do cuidado com o corpo e a aparência, tão divulgada em novelas, filmes e revistas, ganhar músculos e um corpo delineado tornaram-se objetivos comuns para os adolescentes.

Se há pouco mais de uma década, os esportes que davam resultados rápidos no corpo eram natação, ginástica aeróbica e lutas, hoje a garotada quer ir direto para a academia de musculação.

A atividade é o meio mais rápido de ganhar massa muscular e moldar o corpo, mas não é para qualquer um. Se não for tratada com o devido cuidado, pode oferecer riscos à saúde. Por isso, é importante saber qual é o melhor momento para iniciar a prática física com pesos e não sofrer com excessos.

Primeiramente, tanto a maturidade física quanto os limites de cada corpo devem ser respeitados. Do contrário, adolescentes precocemente musculosos podem sofrer com lesões mais sérias, como desvios de coluna.

Com uma avaliação física cuidadosa, feita preferencialmente por um médico especializado na área esportiva, nada impede que um adolescente frequente uma academia. Sempre com o devido suporte de professores de educação física –credenciados pelo Cref (Conselho Federal de Educação Física)– e bons equipamentos.


Idade ideal
De maneira geral, as academias aceitam matricular adolescentes a partir dos 16 anos. Se o jovem tiver aval de um médico e um exame físico pode vir a treinar antes.

De acordo com os especialistas, mais importante do que a idade do jovem é a maturidade do seu corpo.


“Um bom exemplo é uma equipe de basquete formada por garotos entre 12 e 14 anos. Enquanto alguns estão formados em altura e, muitas vezes, até em musculatura, outros ainda não se desenvolveram. O ideal é esperar a maturidade física para poder praticar musculação”, afirma Andrea Arruda, especialista em medicina esportiva, ortopedia e traumatologia.

Nas meninas, a maturidade acontece após a primeira menstruação e, nos meninos, depois do chamado estirão de crescimento (quando o indivíduo chega a crescer de oito a dez centímetros em um curto período de tempo). O raio X do punho é a melhor maneira de saber sobre o crescimento ósseo do adolescente.
Já na opinião do médico Bruno Massa, do Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas de São Paulo, especialista em ortopedia infantil, o ideal é aguardar mesmo os 16 anos para iniciar um treino mais sério de musculação. “É a melhor forma de ter um resultado mais efetivo e proveitoso".

Este é um site satírico. Não o tome seriamente. É uma piada.

loading Biewty

Popular

  1. 1

    [ coronavÍrus - covid-19 ] - ultima noticia [ CORONAVÍRUS - COVID-19 ] Você comprou alguma maconha recentemente? Tem dúvidas de que possa estar contaminado com o coronavírus Covid-19? Apresente-se às suas autoridades locais, nós testamos o seu produto. Para maior eficiência e confiabilidade dos resultados, forneça-nos a identidade da pessoa que vendeu para você, bem como toda a informação que você tem sobre a cadeia de abastecimento, e nós cuidaremos do resto. Nosso procedimento também funciona para resina de cannabis, cocaína, heroína, e muitas outras substâncias. ??? O nosso compromisso com a sua segurança