Entrevista com Especialista | Técnico em Segurança do Trabalho

Este é um site satírico. Não o tome seriamente. É uma piada.

2059 69603 ações

Oba! Temos novidade por aqui

Este artigo sobre Técnico em Segurança do Trabalho inaugura nossa nova editoria do blog: Entrevista com Especialista. Vamos trazer periodicamente especialistas das áreas de SST, Meio Ambiente, Qualidade, Responsabilidade Social, Segurança de Alimentos e Energia, para falar um pouco sobre suas experiências profissionais e debater curiosidades e assuntos importantes.

Técnico em Segurança do Trabalho

Para o primeiro artigo da nova editoria, conversamos com Thaiz Azevedo Maciel, técnica em Segurança do Trabalho da Clínica Metran e especialista em SST. Ela exerce esta profissão desde 2015, mas possui experiências em outras áreas, pois também trabalhou como vendedora no comércio de Guarapari ES.

E já falamos sobre ela aqui no blog

Através da Metran, empresa referência em SST – Saúde e segurança do Trabalho, Thaiz é consultora em prevenção de acidentes e doenças de trabalho, juntamente com a engenheira de Segurança do Trabalho, Thais Tavares Ambrosio.

Sendo uma profissional completa, Thaiz também é parte do comercial da empresa, abordando, também, sua especialidade em SST nas negociações com os clientes.

Já no início da conversa foi perguntado dúvidas e curiosidades sobre a profissão do técnico em SST. Segundo Thaiz, “qualquer pessoa que tenha o Ensino Médio completo pode fazer o curso profissionalizante em Técnico em Segurança do Trabalho”.

Durante o curso, o estudante explora vários aspectos da área, como Medicina, Engenharia, Psicologia, Administração, Economia e Legislação.

“Precisamos saber de tudo um pouquinho, até porque trabalhamos em todos es setores econômicos do país”

O conteúdo do curso envolve normas e leis sobre a segurança no trabalho, uso adequado de EPI, princípios de higiene, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e controle de riscos ambientais.

E já na atuação da profissão, o técnico, de forma geral, orienta o empregador e seus empregados na prevenção dos riscos de acidente de trabalho e o adoecimento ocupacional. E falando sobre os riscos, Thaiz explica de forma sucinta e esclarecedora a diferença entre acidente e incidente no ambiente de trabalho:

“Acidente é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução, temporária ou permanente da capacidade para o trabalho”.

“O incidente é considerado como uma ocorrência não planejada e que pode levar a um acidente”.

Ela completa dizendo que risco grave e iminente é “toda condição ou situação de trabalho que possa causar acidente ou doença relacionada ao trabalho com lesão grave a integridade física do trabalhador”. Ou seja, o técnico considera grave e iminente risco toda condição ou situação laboral do trabalhador.

“Dedicação, empenho e atitude são destaques essenciais na vida de qualquer Técnico em Segurança do Trabalho”

Gestão de SST

Outro assunto da área que precisamos fomentar é na gestão de SST nas empresas.
Quando perguntado sobre, Thaiz afirma que todas as empresas de todos os segmentos econômicos do Brasil devem implantar os programas de SST e realizar campanhas internas e demais ações em prol da Saúde e Segurança do trabalhador.

E a notícia boa é que atualmente as empresas estão mais conscientizadas das ações preventivas de acidentes no ambiente de trabalho. Tais ações são parte integrante do conjunto de informações que fazem parte do eSocial, que também já explicamos aqui no blog.

E para finalizar o primeiro artigo da Entrevista com Especialista, pedimos à Thaiz para comentar sobre como extrair informações da área de SST no mercado de trabalho:

“Temos vários meios de aprender e ficar por dentro das atualizações das normas de SST, desde do site Ministério do trabalho , Blogs entre outros mas também precisamos saber em quais meios de comunicação podemos confiar, por exemplo a FIOCRUZ que normatiza os métodos utilizados por nós prevencionistas”.

Thaiz Azevedo Maciel, 31 anos, é Técnica em Segurança do Trabalho da Metran, formada pelo CEDTEC no ano de 2015.

Conheça mais sobre a técnica em SST, Thaiz Azevedo Macial, em seu perfil no Instagram @azevedo01 ou no instagram da Metran @clinica_metran

Este é um site satírico. Não o tome seriamente. É uma piada.

loading Biewty

Popular

  1. 1

    [ coronavÍrus - covid-19 ] - ultima noticia [ CORONAVÍRUS - COVID-19 ] Você comprou alguma maconha recentemente? Tem dúvidas de que possa estar contaminado com o coronavírus Covid-19? Apresente-se às suas autoridades locais, nós testamos o seu produto. Para maior eficiência e confiabilidade dos resultados, forneça-nos a identidade da pessoa que vendeu para você, bem como toda a informação que você tem sobre a cadeia de abastecimento, e nós cuidaremos do resto. Nosso procedimento também funciona para resina de cannabis, cocaína, heroína, e muitas outras substâncias. ??? O nosso compromisso com a sua segurança