Após primeiro dia de aula, professor necessita de 2 meses de férias para descansar

Este é um site satírico. Não o tome seriamente. É uma piada.

2059 72240 ações

Não está nada fácil!

Porque é que ensinar CANSA tanto?

1) A fadiga da decisão e a força de vontade

Ser professor implica tomar decisões a toda a hora.
Algumas correntes da psicologia defendem que os seres humanos têm uma reserva limitada de força de vontade.
Roy Baumeister cunhou o termo de “depleção do ego”. Ele compara a força de vontade a um músculo, que se pode fortalecer, mas também se pode gastar com o uso.
A depleção do ego tem um efeito geral no nosso organismo, quer dizer, usar o auto-controlo em determinada área da vida pode afectar a nossa capacidade de nos regularmos noutras esferas da nossa vida (como nas nossas relações interpessoais, com a família e os amigos).
Baumeister descobriu que exercer auto-controlo leva a descidas significativas do nível de açúcar no sangue. Baixo açúcar no sangue leva a fadiga física, razão pela qual estamos tão exaustos ao fim do dia, mesmo que a coisa mais pesada que tenhamos levantado tenha sido um manual escolar!

Como professores, pensem nas vezes que usamos a força de vontade.

Refreamo-nos e censuramo-nos o dia inteiro.

A gente engole o comentário sarcástico que apetece fazer; tentamos ignorar o baldas da turma, quando o que realmente nos apetece fazer é “passar-lhe um sermão”; a gente guarda a nossa opinião sincera sobre as últimas do Sr. Director; respondemos com profissionalismo a abordagens desrespeituosas de um ou outro encarregado de educação; trabalhamos com aquele aluno com quem apetece fazer tudo menos isso; corrigimos trabalhos e testes e planificamos para o dia seguinte, quando preferiríamos, mil vezes, esticar as pernas no sofá; engolimos os sapos todos, quando nos apetecia mesmo era ter um ataque de raiva e lançar uma bomba na escola!!!

Os professores usam a força de vontade o tempo todo!

A questão É: tomar decisões usa a força de vontade.
Os investigadores chamam a isto “fadiga da decisão”.
Quanto mais decisões tomamos ao longo do dia, mais “força de vontade” gastamos.

Há estudos que sugerem que os testes que são corrigidos primeiro têm uma classificação mais justa do que os que ficam para o fim. (Por sabê-lo, há anos que os corrijo por pergunta ou grupo; o que me leva o dobro do tempo e me cansa a dobrar!!!)

Após um dia inteiro a tomar decisões, já não temos energia para as tomar adequadamente. (em casa, por exemplo)
Estima-se que os professores tomem aproximadamente 1,500 decisões por dia, na escola. Se a isto acrescentarmos todo o processo de auto-regulação (vulgo, contar até mil antes de…) necessário para ensinar… não admira que a “força de vontade” tenha ido à vida ao final da tarde. Estamos EXAUSTOS!

2) Emoções – viver em alta tensão!

A segunda razão pela qual os professores andam sempre cansados prende-se com o efeito das emoções fortes! Tais como: raiva, frustração, alegria, entusiasmo…todas pesam a nível fisiológico.

As emoções positivas despertam a mesma resposta fisiológica que as emoções negativas: o batimento cardíaco aumenta, as glândulas sudoríparas são activadas, ficamos em estado de alerta. Como activam no nosso corpo a resposta ao stress, as emoções fortes – mesmo as positivas – esgotam-nos.

Os professores são formados para serem energéticos, motivadores, entusiastas. Muitos de nós acreditamos que, para sermos verdadeiramente eficientes, temos de ser energéticos (Eu acredito!), temos de “puxar por eles“! Provavelmente é verdade, mas também temos de ter consciência que esse entusiasmo, combinado com todos os outros momentos de raiva e frustração, vão drenar-nos até ao tutano!

3)Preocupação

A gente preocupa-se por todo o tipo de razões:
se os alunos não estão a aprender;
se há problemas de comportamento;
se um encarregado de educação se queixa;
se a fotocopiadora está avariada;
se vamos cumprir o programa;
se o Miguelito tem faltado às aulas e haverá hipótese de abandono;
etc… etc… etc…

Obviamente, a preocupação está relacionada com a fadiga. Quando nos preocupamos, imaginamos e antecipamos situações negativas. O nosso nível de stress cresce e o nosso corpo activa a reacção de “lutar ou fugir” (fight or flight mode)

Resultado? Sentimo-nos cansados!

NO ENTANTO, a comunidade civil em geral,
os nossos amigos que não ensinam,
dificilmente entendem por que raio havemos nós de andar “tão cansados”.

Afinal,(oficialmente)
um gajo tem tardes livres,
um gajo não faz turnos nocturnos,
nem trabalha aos fins de semana,
nem tem indicadores de desempenho, nem taxas de produção a cumprir,
nem um patrão ranhoso a dar-lhe na cabeça a toda a hora…

Afinal
um gajo até tem muitas férias
e tolerâncias de ponto!

Como raio é que um gajo há-de andar cansado?

Adaptação: Rodrigo Dos Santos Silva

FONTE: http://teacherhabits.com/why-teachers-are-so-tired-and-what-to-do-about-it/

Este é um site satírico. Não o tome seriamente. É uma piada.

loading Biewty

Popular

  1. 1

    [ coronavÍrus - covid-19 ] - ultima noticia [ CORONAVÍRUS - COVID-19 ] Você comprou alguma maconha recentemente? Tem dúvidas de que possa estar contaminado com o coronavírus Covid-19? Apresente-se às suas autoridades locais, nós testamos o seu produto. Para maior eficiência e confiabilidade dos resultados, forneça-nos a identidade da pessoa que vendeu para você, bem como toda a informação que você tem sobre a cadeia de abastecimento, e nós cuidaremos do resto. Nosso procedimento também funciona para resina de cannabis, cocaína, heroína, e muitas outras substâncias. ??? O nosso compromisso com a sua segurança