CRIANÇA SEDENTÁRIA, ADULTO DOENTE! O COMPORTAMENTO DO MOVIMENTO POR UM FUTURO SAUDÁVEL

Este é um site satírico. Não o tome seriamente. É uma piada.

2059 59912 ações

Criança Sedentária, Adulto Doente!
               Comportamento do Movimento, Por Um Futuro Saudável
Iniciaram os recessos escolares, milhões de crianças e jovens brasileiros, irão aproveitar as “férias” para as devidas e merecidas viagens, brincadeiras e diversões de todas as formas e jeitos.  O  brincar em um considerável números  destas  crianças e adolescentes estão resumidamente  aos jogos, mas não são os tradicionais e culturais esportivos de médio e grande gastos calóricos, e sim os eletrônicos e virtuais,
Nota-se que atualmente a faixa etária que compreendem dos 04 aos 19 anos, (fase motora fundamental a fase motora especializada ) idades na qual já possuem desenvolvimentos para iniciação esportiva normalmente, porém infelizmente  são acometidas de diagnostico médico   com“DOENÇAS” de adultos, fatores de risco a vida como a  Ansiedade, depressão,  Diabetes, Hipertensão, Altos índices de colesterol, além da obesidade  etc.) simplesmente por não “brincar” da forma mais saudável esses jogos.
Nessas férias e nas próximas criançada,  vamos ser mais ativos fisicamente, senhores  pais proponham atividades que prezem mais o movimento corporal. As escolas e os profissionais de educação física, ficarem atento e promoverem ações educacionais que abordem esse tema,  focando a importância do lazer (brincar, passear, etc. ) como forma de  atividades físicas, a iniciação esportivas (futebol, futsal, vôlei, natação, atletismo, handebol, basquete, entre outros) e também os exercícios físicos regulares durante todo o processo de desenvolvimento  motor, cognitivo  como promotores da saúde e bem estar.
Os Jogos virtuais também tem seu espaço nessas férias, Porem de forma moderada, explorem seu universo corporal exercitando-se, correndo, pulando, nadando, dando pirueta, brincando de pega – pega, disputa de corrida, andando de bike (levem papai e mamãe), vão surfar,  jogar bola na praia,  movimente-se. Sua disposição no próximo ano letivo será maior ainda, Aproveitamento Pedagogico no ambiente escolar será significativo,  Para isso vamos deixar algumas orientações para que os senhores pais tenham como referencia algumas atividades físicas para com seus queridos filhos , meninos e meninas de todas as  idades  possam  durante todo ano letivo e principalmente nas  “férias escolares” realizarem. São essas:
 
1º 02 a 10 anos  -  jogos e lazer ativos entre a crianças e os   pais        exemplo :futebol (chutando e pegando a bola )
 2º  04 aos 19 anos -  participar de atividades físicas diário entre 30 a 90 minutos.  exemplo; andar de bike.
3º Crianças e adolescentes devem acumular 60 minutos  de atividade e ou exercício físico por dia com intensidade moderada. Pelo menos duas vezes na semana, incluir atividades de fortalecimento ósseo, força muscular e flexibilidade. Exemplo: pular, saltar e a musculação respeitando o desenvolvimento biológico da pessoa.
4º A) Explorar as atividades físicas preferidas na companhia de familiares e amigos (caminhar no parque, praça)
      B) Idades menores enfatizar o desenvolvimento das habilidades motoras ( equilíbrio, flexibilidade, força muscular)
     C) Adolescentes – treinamentos com pesos (10 a 15 repetições com intensidade moderada).  Maluf e Merega 2012
Essas orientações senhores  pais e leitores e uma recomendação. Professores de educação física podem encontrar outras formas de promoção a saúde. Intervenções como essas previnem doenças crônicas não transmissíveis – DCNT, reduzindo esses riscos com uma educação mais saudável de praticas do movimento.
Com mudanças de comportamento no nosso dia a dia e conscientizando e servindo como exemplo ou sendo a ZDP ( zona de desenvolvimento proximal) nossa crianças e adolescentes esquecerão  mais os controles remotos, as telas dos smartphones, os jogos digitais e aos poucos irão reverte do sedentarismo ao adulto saudável.
 
 
       Prof. Robson Nunes
Bacharel em Educação Física
Preparador Físico e Analista de Desempenho do Futebol
Pós graduando em Ciência do Esporte e Fisiologia do Esporte
Pós graduando em Educação Infantil
Membro da Comissão Tec. Sel.Futsal Lauro e Freitas/ E.c.Vitória
Arbitro Liga Nacional de  Fut7 Pela Liga Uneb
Arbitro de Futsal
.

Este é um site satírico. Não o tome seriamente. É uma piada.

loading Biewty

Popular

  1. 1

    [ coronavÍrus - covid-19 ] - ultima noticia [ CORONAVÍRUS - COVID-19 ] Você comprou alguma maconha recentemente? Tem dúvidas de que possa estar contaminado com o coronavírus Covid-19? Apresente-se às suas autoridades locais, nós testamos o seu produto. Para maior eficiência e confiabilidade dos resultados, forneça-nos a identidade da pessoa que vendeu para você, bem como toda a informação que você tem sobre a cadeia de abastecimento, e nós cuidaremos do resto. Nosso procedimento também funciona para resina de cannabis, cocaína, heroína, e muitas outras substâncias. ??? O nosso compromisso com a sua segurança