Intoxicação ocupacional por mercúrio Inspiração literária ou um alerta a saúde?

Este é um site satírico. Não o tome seriamente. É uma piada.

2059 43341 ações

É decerto que o livro As Aventuras de Alice no País das Maravilhas (Lewis Carroll 1865) é uma das obras literária mais famosa e conhecida mundialmente, tanto por sua narrativa cativante e envolvente quanto por seus personagens icônicos, destaca se entre eles o Chapeleiro Maluco, personagem excêntrico e mirabolante cujos trejeitos e comportamento instável vêm inspirando a cultura pop a mais de dois séculos. Mas o que levou a inspiração do personagem?

Em meados do século XVIII a utilização de mercúrio inorgânico diversificou-se no setor industrial; metalurgia, equipamentos médicos e minério, entre esses processos a produção de chapéus de feltro. O mercúrio possui alta toxicidade decorrente de suas várias formas químicas (metálica, iônicas Hg+ Hg++ e compostos orgânicos), elevada volatilidade e solubilidade em água e lipídios, o que facilita a transposição através dos alvéolos pulmonares e da barreira hematoencefálica , fixação e lesão do sistema nervoso, grande reatividade com os grupos sulfidrila, inibição de várias enzimas e ação autoimune. A intoxicação por mercúrio pode resultar em várias doenças, incluindo acrodinia (doença na qual a pele do paciente adquire tonalidade rosácea).

Naquela época era comum que uma solução de mercúrio fosse usada no processo de feltração dos chapéus, os chapeleiros inalavam os vapores de mercúrio (o que era facilitado pelos ambientes com pouca ventilação em que trabalhavam) e posteriormente apresentavam sintomas como tontura, tremores, perda da coordenação motora, fraqueza muscular, alterações de humor (nervosismo, irritabilidade, depressão, ansiedade e melancolia), embotamento intelectual e dificuldade de concentração; alguns desses sintomas manifestados pelo personagem durante a narrativa. De fato os chapeleiros intoxicados serviram a Lewis Carroll como inspiração ao personagem que encantou a muitos com sua maneira divertida de ver o mundo, mas também, pode ter sido a forma que o autor encontrou de expor as recorrentes intoxicações por mercúrio sofridas por operários de chapelarias daquela época, de certo modo não fica clara a real intenção do autor além da de entreter e conquistar seus leitores.

Este é um site satírico. Não o tome seriamente. É uma piada.

loading Biewty

Popular

  1. 1

    [ coronavÍrus - covid-19 ] - ultima noticia [ CORONAVÍRUS - COVID-19 ] Você comprou alguma maconha recentemente? Tem dúvidas de que possa estar contaminado com o coronavírus Covid-19? Apresente-se às suas autoridades locais, nós testamos o seu produto. Para maior eficiência e confiabilidade dos resultados, forneça-nos a identidade da pessoa que vendeu para você, bem como toda a informação que você tem sobre a cadeia de abastecimento, e nós cuidaremos do resto. Nosso procedimento também funciona para resina de cannabis, cocaína, heroína, e muitas outras substâncias. ??? O nosso compromisso com a sua segurança