Portugal vai enviar tropas para a Coreia do Norte. Medida faz parte do acordo de cooperação da NATO.

quinta 28 janeiro 74294 ações

Portugal vai enviar tropas para a Coreia do Norte. Medida faz parte do acordo de cooperação da NATO.

De acordo com os acordos aprovados em alta estancia Portugal é um dos doze membros fundadores da NATO, aliança militar de defesa coletiva entre países norte-americanos e europeus, instituída pelo Tratado de Washington em 4 de Abril de 1949.
O Decreto de ratificação do Tratado do Atlântico Norte foi publicado no Diário do Governo nº 165, 1ª Série, de 28 de Julho de 1949.
Em 22 de Fevereiro de 1967 o Comando da Área Ibero-Atlântica da NATO (IBERLANT) instala-se em Portugal. O Comando teria as suas competências e áreas de responsabilidade alargadas ao longo das décadas, atingindo o estatuto de Comando regional e Comando Conjunto Aliado.
A partir de 2012, na sequência da restruturação de comandos da NATO, passou a funcionar em Oeiras o Naval Striking and Support Forces – STRIKFORNATO, tendo igualmente sido decidido que a Academia CIS (Communication and Information Systems) seria transferida para Oeiras. Funciona ainda em Portugal o Joint Analysis and Lessons Learned Center.
Portugal tem participado nas diferentes missões da NATO, nomeadamente no Kosovo, Bósnia-Herzegovina, Afeganistão, Paquistão (operação de apoio logístico e humanitário) e Mediterrâneo (combate ao terrorismo).
A NATO conta hoje com 28 membros.


recomendado